Pt:Walkthrough

From The Mana World

Este artigo contém informações para jogadores ou pessoas interessadas em jogar TheManaWorld.

Este artigo é apenas para propostas de referência

As funcionalidades aqui listadas já foram implementadas ao jogo. O artigo serve para mostrar como determinado aspecto do jogo funciona atualmente. Você pode, é claro, editar esta página para melhorar a descrição das funções. Suas opiniões ou sugestões construtivas sobre os aspectos em jogo também são de enorme apreciação, sem dúvidas. No entanto, por favor, exponha-as na página de discussão, para separar melhor o que são fatos e ficção.


Regras de etiqueta

Em acréscimo às regras do jogo, gostaríamos que você tivesse em mente as seguintes dicas de etiqueta:

  1. Não roube o drop de alguém sem permissão (no caso de outra pessoa ter matado o monstro, e não você).
  2. Não roube o kill de alguém sem permissão (no caso de você matar um monstro só para ganhar experiência, sendo que já havia alguém tentando matá-lo).
  3. Seja educado, gaste tempo conhecendo pessoas ao invés de apenas perguntá-las algo sobre o jogo. Siga as regras sociais como se você estivesse na vida real.
  4. Nunca faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem com você.

Controles padrões

Teclado

Tecla Ação
Seta move ao redor
Ctrl ataca
F1 ajuda online
F2 janela de perfil
F3 janela do inventário
F4 janela de equipamentos
F5 janela de habilidades
F6 minimapa
F7 janela de chat
F8 barra de atalhos
F9 janela de configurações
F10 janela do depurador
Alt+0--Alt+9, - & + mostra emoticons
S ou Alt+S sentar-se / levantar-se
Alt+F muda função de encontrar caminho
Alt+T ignora / aceita trocas pendentes
Alt+P tira capturas de tela
A alveja o monstro mais próximo
H esconde todas as janelas não-grudáveis
G ou Z pega item
Enter foca na janela de chat / envia mensagem
Shift segure-o enquanto ataca para travar o alvo (autoataque)

Obs.: As teclas listadas aqui são as padrões. Para trocá-las, vá ao menu de configurações -> teclado.

Mouse

Tecla Ação
Clique esquerdo (no personagem) ataque
Clique esquerdo (no item) ande para e pegue-o
Clique esquerdo (no chão) ande em direção ao cursor
Clique direito (no personagem) submenu sensível

Obs.:

  • Quando usar o mouse para andar, seu personagem automaticamente usará um algorítimo encontrador de caminhos para utilizar a rota mais curta em direção ao ponteiro do mouse.
  • Clique esquerdo para executar tarefa padrão: andar, pegar item, atacar monstro ou falar com NPCs (certifique-se de clicar nos "pés" deles).
  • Clique direito para mostrar menus de contexto (troca, ataque, tornar-se amigo, ...). Segurar Shift Esquerdo o previne de andar enquanto atacando.

Primeiros passos

Também veja a página Entendendo o jogo.

Quando logando pela primeira vez, você nasce no subúrbio de Tulimshar, ao norte da Grande Cidade de Tulimshar. Parabéns, e bem vindo ao mundo de The Mana World! Imediatamente, Sorfina falará com você. Então você aprenderá a jogar e conhecerá melhor os comandos. Você também receberá um Cotton Shirt no baú perto de você. Abra seu inventário (F3) e clique na Cotton Shirt, e então equipe-a. A Cotton Shirt te permite ficar nu pela metade, ao invés de completamente pelado. Ela também aumentará sua defesa. Um pouco depois, você receberá uma Knife, que lhe será útil para matar monstros como os Maggots.

Você ganha level matando monstros. Matar monstros é o que você basicamente fará pelo resto da sua vida, então acostume-se a isso. Você pode tanto clicar num monstro, quanto alvejar o mais próximo apertando "A" e atacando com "CTRL". Torna-se muito mais fácil destruir monstros se você alvejá-los e pressionar "SHIFT" e "CTRL" juntos. Isso fará com que seu ataque não pare caso você se mova.

NPCs (Personagens Não-Jogadores) são personagens do servidor. Você pode facilmente identificá-los pelo nome azul acinzentado. Clique neles para bater um papo, conversar sobre quests que talvez eles possam te dar, vender itens, ou até mesmo curar-te. Se você andar à direita e para baixo através do portão onde você nasceu, um NPC chamado Elanore irá curar-te gratuitamente até que você alcance o nível 10. Note que se você atacar segurando CTRL, você pode se curar clicando nela ao mesmo tempo. Isso deve ajudá-lo a rapidamente avançar pelos 20 primeiros níveis, lutando contra Fire Goblins.

Quando você mata um monstro, ele morre e fica no chão por alguns segundos. Ele pode ou não dropar um item. Para pegá-lo, fique em cima do item e pressione "G" ou "Z". Se você quiser usá-lo, ele irá para seu inventário. Se você não puder usá-lo nem equipá-lo, ele pode ser um item de Quest ou inútil. Itens inúteis podem ser vendidos a qualquer NPC que compram e vendem itens, como o Neko. Embora diferentes vendedores possam vender seus equipamentos por diferentes preços, a compra de um item seu é sempre pelo mesmo valor. Esses preços estão listados na página Referência de Itens. Se você não souber se um item é inútil ou de Quest, guarde-o e pergunte a um jogador mais experiente.

No início, você pode diretamente iniciar a pegar as habilidades básicas (presentes na página Habilidades). Elas te dão habilidades necessárias para seu uso diário, como poder negociar itens e usar emoticons como meio de conversa.

Aperte "S" para sentar-se. Isso fará com que você automaticamente aumenta sua taxa de regeneração. Você pode também segurar "ALT" e então algum número, incluindo o símbolo de subtração, para lançar um emoticon acima da sua cabeça depois que você falar com o Entertainer.

Ajustando seus Atributos

  • Quando você passa de level em The Mana World, você ganha pontos para distribuir dentre seus status, como visto na página Stats.
  • Basicamente, existem apenas dois caminhos benéficos a longo prazo, e a comunidade os chamam de Guerreiro (ou curto alcance) e Arqueiro (ou longo alcance). "Não é útil tornar-se um mago a menos que você seja de level alto."
  • Para maiores detalhes em cada status, veja a página Stats.

Guerreiro

O Guerreiro é mais difícil de treinar já que utiliza 33% mais pontos de status do que um Arqueiro, e é mais vunerável a ataques de monstros. Em contrapartida, o Guerreiro tem o maior potencial de fazer dinheiro, porque não precisa comprar flechas. A melhor arma para um Guerreiro é uma Espada Curta.

  • STR é uma importante forma de aumentar o dano básico do ataque de sua Espada Curta. Você pode aumentar em Força até que você esteja satisfeito com o seu dano. Note que força tem pouca prioridade no começo do jogo. Por exemplo, se você atacar com 100 de dano, um monstro com 390 de HP, você apenas baterá nele menos vezes quando você aumentar sua força em 30 pontos. Se você usar esses pontos requeridos para aumentar AGI ou DEX ao invés, você atacará muito mais rápido e errará menos.
  • AGI influenciará na velocidade dos ataques.
  • VIT será sempre importante porque aumentará tanto sua defesa quanto vida máxima, assim como sua taxa de regeneração enquanto parado. Vitalidade também aumentará a efetividade de itens de cura. Sempre disponha pontos nesse atributo.
  • DEX é importante ao Guerreiro até mais ou menos 50-60 pontos totais de alcance (level 12-14 com Scythe [leia abaixo]). Destreza assegurar-te-á que seus ataques não serão em vão contra monstros de level maior que o seu.
  • LUK é também muito importante porque aumenta a chance de você dar um dano crítico, e abaixa a de receber.

Encontrar um equilíbrio entre as suas necessidades é o macete, e jogadores tendem a discordar quanto à "build" perfeita. Contudo, o melhor conselho é que você analize seu personagem, e foque no que ele realmente precisa em batalhas. Por exemplo, se você for lutar contra uma Snake e errar o ataque mútiplas vezes, é hora de aumentar em DEX!

Arqueiro

O Arqueiro é a classe mais fácil de se treinar porque só precisa basicamente de dois atributos para tornar-se forte, ainda por cima matando monstros de longe, rápido e eficientemente. Entretanto, o Arqueiro é dependente de muitas flechas para sua vida, então seu inventário acabará sem espaço e pesado. A arma mais forte para ele é o Forest Bow, que pode ser obtida de duas maneiras: primeiramente, fazendo a Quest do Forest Bow, ou secundariamente, comprando-o na loja do Campo de Mineração Norte por 20,000 GP.

  • DEX é o atributo mais importante para um Arqueiro porque aumenta tanto a precisão do seu ataque quanto o dano básico do seu arco. Muitos Arqueiros satisfazem-se com Destreza em 80-90, enquanto outros o maximizariam antes de tocar na vitalidade deles. Com 9 níveis na Habilidade Olho de Mallard, aumentar sua destreza para 100 é importante porque permite +3 de Alcance no lugar de +2.
  • AGI agiliza o seu ataque. Muito importante, sempre disponha seus pontos aqui.
  • VIT será sempre importante porque aumentará tanto sua defesa quanto vida máxima, assim como sua taxa de regeneração enquanto parado. Embora seus ataques enquanto arqueiro sejam a longo alcance, e você receba muito menos dano comparado ao guerreiro, eventualmente você precisará de vitalidade para mapas estreitos ou lotados de monstros.
  • INT será bom caso você queira ser um curador, embora você o possa ser com apenas 1 de inteligência. No entanto, você terá menos defesa já que você precisará usar itens que não afetem tanto seu ataque mágico, como as "Gloves".

Mago

O Mago é mais fácil de treinar em níveis altos porque você precisará de muitos itens particulares para ser um bom mestre. Você dará um bom dano usando a Habilidade da Alma Astral e aprendendo Magias. Muitos itens são necessários para conjurar boas magias, mas uma vez que você está familiarizado com o jogo, isso não será um grande problema.

  • INT é o atributo mais essencial ao Mago. Isso aumenta muitas coisas, como o Ataque Mágico e a Defesa Mágica. Você estará habilitado a dar altos danos, mas não se esqueça, você precisará de itens particulares para diferentes magias.
  • VIT será sempre importante porque aumentará tanto sua defesa quanto vida máxima, assim como sua taxa de regeneração enquanto parado. No entanto, como um Mago, vitalidade apenas te manterá vivo a ataques antes mortais.
  • note que magias de ataque (mágicas de guerra) são afetadas pela sua inteligência (número de "pontos", poder) e agilidade (velocidade de disparo). Existem também "magos velozes" no jogo.
  • LUK pode ser importante caso você queira ser um mago defensor em níveis altos (acima de 90), e você precisará de sorte para esquivar-se de ataques críticos, assim como vitalidade.

Malivox

Malivox é um NPC que pode resetar seus atributos. Então, caso você queira mudar sua classe, ou acidentalmente tenha aumentado um status erroneamente, apenas visite-o.

Magia

Veja o artigo nomeado Magia.

Rápido passo a passo

  • LVL 1-15:
    • Mate Maggots e, ocasionalmente, Scorpions.
    • Mate Fire Goblins enquanto você puder curar-se gratuitamente pela Elanore, ou a enfermeira de Hurnscald (elas apenas te curarão enquanto você for nível 10 ou menor).
  • LVL 13-28:
    • Mate Pinkies para conseguir uma Scythe [Leia abaixo].
    • Complete as partes Mineradoras da Quest de Tulimshar para conseguir um "Short Bow".
    • Mate Bats, Pinkies, Squirrels e Fluffies (Fluffies dão a melhor média de experiência.).
  • LVL 25-40:
    • Mate Green Slimes, Sea Slimes, Giant Maggots e Red Scorpions. (Green Slimes dão a melhor média de experiência.)
    • Faça a Quest do Bandido, inicie a Quest do Forest Bow e Quest do Wooden Shield.
    • Inicie as Quests Mágicas.
    • Salve GP, Iron Ores e Coals para conseguir uma Light Platemail (+25 DEF) e uma Silk Headband (+10) (5,000 GP).
    • (Salve Raw Logs e GP, consiga um Forest Bow se você preferir ser arqueiro).
    • aprenda habilidades de foco básicas.
  • LVL 38-50:
    • Mate Yellow Slimes, Red Slimes, Black Scorpions e Spiders (Red Slimes dão a maior quantia de dinheiro).
  • LVL 45-60:
    • Mate Flowers, Evil Mushrooms, Snakes e Spiders.
    • Consiga o Iron Helmet.
    • Termine suas missões e suas coleções de drop raros.
    • Comece a visitar pântanos e o cemitério.
  • LVL 61-90+:
    • Consiga o Setzer e a melhor armadura possível.
    • Divirta-se na Caverna das Snakes, Cemitério, Crypt, Caverna dos Terranite, caverna dos Yeti e as colinas glaciais. Não se esqueça de pilhar!

Mais detalhes sobre as quests estão disponíveis em Quests, e mapas do atual mundo, em User:Superkoop/IngameMap e In-game_world_map.

Dicas

Tente completar as quests no nível em que elas são recomendadas. Elas dão dinheiro, itens e frequentemente muita experiência que te ajudará a evoluir, esteja você interessado ou não.

É justamente mais difícil de passar de nível a partir daqui, mas não é de todo impossível encontrar jogadores aos redores do level 80, e muito menos de conseguir o nível 90 ou além. Apenas demanda muito tempo e trabalho. Se você está confiante e quer ser o personagem de level maior, esteja disposto a passar várias horas jogando, às vezes consecutivas, para consegui-lo. Aqui estão algumas razões:

Scythe

A Scythe do Fazendeiro é uma das armas mais usadas no jogo, e por muito tempo foi considerada a mais forte. (Isso devido a um bug que permitia muito mais dano com ela.) Não é fácil de consegui-la e é um bom jeito de levar novatos ao envolvimento com o jogo, dando +75 de Dano. Para conseguir tal arma mortífera, você precisará viajar a Hurnscald. Para ir lá, visite as docas no lado mais leste de Tulimshar. O serviço é gratuito para o transporte. Uma vez que você chegou ao centro da cidade (perto da Soul Menhir), siga norte, vá ligeiramente a nordeste e você verá um NPC que parece um fazendeiro. Ele te dará uma quest: traga-lhe 10 Pink Antennaes. Isso tomará tempo, mas com determinação pode ser feita rapidamente. Outra alternativa é perguntar às pessoas se alguém pode vender-te Pink Antennae, mas não é uma boa opção porque você precisará salvar dinheiro para seu equipamento.

Locais de treino

Mina de Tulimshar Sul (arqueiros 10+, mais alto para guerreiros)

Praias de Tulimshar Oeste (níveis 30-60)

A Cova das Snakes pode ser mais perigosa, especialmente se a cova estiver infestada logo em sua entrada. Jogadores devem aproximar-se cautelosamente e ir em grupos quando possível. A taxa de ressurgimento é incrível, e Snakes dão 400 EXP por morte.

Para arqueiros com grande destreza (80+), treinar nas Montanhas Desérticas a sudeste do Deserto das Snakes pode ser benéfico. As Mountain Snakes são mais defensivas e agressivas, mas 500 EXP pode aumentar seu nível rapidamente se você conseguir acertá-las muitas vezes.

Caverna dos Terranite é um excelente local para treinar com suas Spiders, Undeads e Terranites (60+). Mas cuidado com inimigos aleatórios: essa é uma área Player vs. Player!

Jogadores mais experientes podem treinar no Cemitério. Montanhas Glaciais e suas cavernas também podem prover grandes áreas de treino, tanto para grandes ou pequenos grupos de jogadores. São lugares realmente difíceis com quests para personagens veteranos.

Magos com bastante vitalidade e inteligência podem treinar sozinhos com Jack O no Cemitério ou no topo das minas, ao norte de Hurnscald.

Crypt TBA.

Técnicas de treino

Seus nervos começaram a esquentar-se depois de longas sessões de treinamento. Tente mapear seu teclado de forma que as teclas de ataque e seleção de alvo sejam mais fáceis a você, fazendo-o por meio do menu Setup (configurações). Geralmente usamos "A" e "Z", porque ajudam nossos treinamentos pela fácil absorção.

Outro bom truque é prestar atenção na demanda de cura. Pile seus itens de regeneração (Beer é uma boa escolha), e faça da sua janela de inventário pequena o bastante para não atrapalhar seu campo de visão. Agora deixe o item selecionado e você pode simplesmente clicar em Use para curar-se. Isso pode ser ainda mais eficiente se o seu Client for recente, pois já vem com barra de atalhos. Desse modo, você pode usar um item apenas apertando uma tecla, útil porque estamos todo o tempo nos curando.

A Economia

Veja a página Economia.

Fim do jogo

Uma vez que você tenha conseguido níveis suficientes e o dinheiro não for mais problema, você tem inúmeras opções para passar seu tempo:

  • Acabe todas as Quests.
  • Pratique Magia e termine todas as Quests Mágicas se você ainda não o tiver feito.
  • Torne-se um colecionador obsessivo. Equipamentos de Guerra podem ajudá-lo a encontrar o coletor competitivo dentro de você.
  • Vença o desafio de Candor. Muitas vezes.
  • Conheça pessoas, inclusive na vida real!

E, é claro, você pode tornar-se um desenvolvedor: veja abaixo.

Conclusões finais

Então, você completou a coleção de todos os seus itens e passou de nível mais vezes do que queria. Você terminou todas as quests. O que mais você pode fazer? Bem, uma das melhores coisas sobre The Mana World ser um jogo Open Source é que qualquer um pode ajudar a implementar algo ao projeto, quando e como quiser. Há muitas formas de você fazê-lo, mesmo sem conhecimentos na área de programação.

Quanto mais jogadores ativos o jogo tiver, maior o potencial de programadores introduzidos ao projeto. E quanto mais programadores nós tivermos, mais rápido teremos um jogo evoluído. Isso significa novas características, itens, quests, etc. para todos. Como você pode divulgar melhor o projeto, de modo a termos mais jogadores ativos?

De fato, como você já deve ter identificado, o jogo tem uma certa dificuldade em atrair jogadores novatos. Muitos jogadores experientes dedicam seu tempo a ajudar jogadores novos, às vezes até mesmo criando contas apenas para essa proposta.

Como os jogadores mais experientes passam seu tempo enquanto esperam por novo conteúdo? Simples: criando novas quests e eventos, estimulando competições entre jogadores e dando recompensas e incentivos. Essa é uma bela forma de manter outros jogadores ativos sem deixá-los entediados, de forma que ninguém desista do projeto, e todos possam estar envolvidos.

Mais importante ainda, se você tiver o mínimo de tempo e um pouco de conhecimento, você pode influenciar no desenvolvimento do jogo, ajudando os codificadores do The Mana World, criando novos itens, fazendo pixelart para os conjuntos de tijolos, NPCs, monstros, etc., tanto como mapas. Mapeamento especificamente é muito simples e pode ser feito por um editor gratuito, chamado Tiled, o qual você pode ler mais sobre na página Desenvolvimento de mapas.

Fazer todas essas coisas torna-se mais fácil se você não estiver sozinho; de fato, grandes projetos podem ser terminados mais facilmente em grupos. Embora ainda não tenha um completo sistema de guilds implementado ao jogo, os jogadores já começaram seus não-oficiais projetos de guilds (veja Grupos de Jogadores). Todos eles servem em aspectos diferentes, mas em comum todos estão dispostos a ajudar no desenvolvimento do jogo por meio dos três métodos acima. Considere juntar-se a uma guild como essas para faze parte da comunidade de jogadores que procuram aperfeiçoar o servidor. Você não perderá sua independência (geralmente!) fazendo-o.